quem-somos

QUEM SOMOS

A nossa missão é promover, representar organizar e dirigir tecnicamente a Classe Access em Portugal.
A Classe Access integra os modelos Access 2.3, Access 303, Access Liberty e o SKUD18, todos modelos que permitem a prática de vela por pessoas com mobilidade reduzida.

Em Março de 2008, dá-se a fundação da Associação da classe Access na cidade do Porto sobe a responsabilidade de José Albuquerque.

Com a definição da classe Access como linha de vela para o desporto náutico adaptado, surge então, interesse de outros clubes a nível nacional, caso do, Clube Naval do Funchal, Clube Naval da Figueira da Foz, Algarve em Vilamoura, Faro e Portimão, Lisboa comClube Náutico da Boa Esperança e Clube Naval de Cascais, Póvoa do Varzim, S.João do Porto, Enva e outros em se juntarem ao desenvolvimento da modalidade e da Classe Access.

No ano de 2009, surge a motivação conjunta de alguns clubes nacionais por forma a se organizar e realizar formalmente campeonatos. O Clube Naval do Funchal, dá o mote a organiza o Encontro nacional de Vela Adaptada e 1º Campeonato da Madeira da classe Access 2.3, contando com a presença, do primeiro Classificador Nacional Pedro Cunha por forma a classificar os velejadores.

Em Março de 2010 é empossada uma nova direção da Associação da classe Access sobe a liderança de Charles Lindley, altera-se e ajusta-se os regulamentos da associação. O calendário oficial passa a constar da lista de eventos da FPV, e a classe organiza duas provas de apuramento nacional e o respectivo campeonato nacional de classe Access 2.3 .

Em Janeiro de 2013, existiam cerca de 60 Access em Portugal, no entanto apenas um número reduzido em atividade regular. Só os Clubes Navais de Cascais, Funchal e da Horta navegam sistematicamente, embora os Clubes da Póvoa, Viana de Castelo, Vela Solidária em Portimão e o Centro Náutico do Parque das Nações começem a aumentar a sua atividade.

Go top